Afinal, qual é a moda dos anos 2000 em diante? É preciso mesmo seguir padrões de beleza e estilo?
Infelizmente, existem padrões de beleza, padrões de cabelo, padrões de vida, padrões até mesmo de sonhos. Mas o que acontece quando você não se encaixa em todos esses milhares de padrões criados que permanecem nas mentes alheias?
Na minha humilde opinião, não existe tipo de corpo ideal, tipo de cabelo que está bombando ou se você está na moda realmente. Existe o seu tipo de corpo, o seu tipo de cabelo e o seu estilo de se vestir! Isso tudo é você que determina!
Já aconteceu com você de estar em um lugar e ver uma mulher com uma combinação de acessórios que você nunca nem imaginou em usar e achou supercriativo? Vai ver que ela pensou sozinha ou vai ver que não, mas você achou ela superautêntica e diferente.
E quando você vê como a pessoa está vestida e já consegue até imaginar como ela deve ser no jeito de pensar, no que ela deve trabalhar, como ela deve ser? A moda tem o poder de criar nossa identidade, nossa imagem tanto exterior como interior, passar até mesmo suas ideologias e comportamentos, ou seja, a sua aparência acaba refletindo quem você é!
O mais engraçado de tudo é que ao mesmo tempo que as pessoas querem ser originais e diferentes, inconscientemente, passam a ser iguais. Ao mesmo tempo em que buscam inovação, criatividade e originalidade, algumas pessoas esquecem que a maioria das peças que estão na moda é produzida em série. Além disso, a moda vai mudando com o passar das décadas e não dá para viver como camaleão, a vida toda se ajustando a novas cores e padrões!
Também há o risco de aderir a modismos sem identidade. Uma vez, conversando com a queridíssima, Heloisa Prado, com quem aprendi MUITO trabalhando no Portal Bonde, percebemos que não há uma identidade tão formada da moda dos anos 2000 até atualmente. Pelo menos não tão perceptível como nas outras décadas!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0mwAEkm-O1RL6VEJvylj8r8vFfnxpQ6b0M8SbGx6GhGyCFbOCn9gLXY6sfd_kg24i27AqPWw3SLExvgBe08iF5vl6CIf2_4ICzlEceKURqAcbifqRnHM3j3F0tUXw9fAozPKsxEIxK32Z/s640/moda-teen1.jpg)
Cada década teve uma identidade especial de acordo com os costumes de cada época, contexto social, economia, política, ideologias e por aí vai. Para resumir achei um textinho bem legal:
Anos 20: estilo melindrosa, peças em cortes retos e longos colares.
Anos 30: Elegância e sofisticação eram palavras chaves, em que pese a crise financeira; Busca pela valorização do corpo da mulher; Surgimento de uma linha mais militar e mais prática.
Anos 40: Moda militar; Tecidos alternativos e reformas; O nascimento do prêt-à-porter (pronta para vestir); Zelo com os penteados, chapéus e acessórios para cabelo; Pin-ups.
Anos 50: Feminilidade, alta costura, pin-ups e busca pela democratização da moda.
Anos 60: Olhos bem maquilados, minissaias, modernização do look e psicodelia.
Anos 70: Estilo hippie, futurista, metálico e andrógino; Silhueta Romântica e natural; Desalinho.
Anos 80: Sex Appeal, Exagero - ombreiras, minissaias com legging, macacões, acessórios em dourado.
Anos 90: Grunge, lingerie e corpos em evidência, roupas para diversas ocasiões, início da busca pela individualidade.
Anos 2000 em diante: Individualidade e auto-afirmação. (Fonte: Nascida em Versos)
Como podemos ver nesse resuminho, a moda dos anos 2000 até agora é caracterizada apenas pela ''individualidade e autoafirmação", mas o que isso quer dizer afinal, se a moda feita agora tem várias características das modas passadas? Será que já que a criatividade para novos estilos está esgotada? Foi justamente sobre isso que eu e a Helo conversamos.
Então, esta individualidade e autoafirmação talvez queiram dizer que não há mesmo uma identidade exclusiva por, justamente, existir uma mistura de épocas. Disso tudo é possível concluir que a moda atual é feita de peças-chave, que já se tornaram as queridinhas de muitas mulheres. Resumindo: tenha roupas-chave e guarde-as, assim você pode combiná-las com vários acessórios e sapatos diferentes seja qual for a tendência.
Vestido preto básico, sapato com salto meia-pata preto, terninho, calça jeans mais reta, camisas brancas, sapatilhas mais básicas e clássicas, jaqueta de couro, saia-lápis, um colar mais longo, outro mais curto com algum brilho sutil, brincos clássicos e outros objetos, se tornaram essenciais dentro do armário da mulherada, já que com eles é possível montar uma diversidade de looks casuais e até formais.
Será que são as peças-chaves que definem a moda dos anos 2000 em diante? Esta praticidade combinada com versatilidade? Como se fosse aplicar uma fórmula e completar com seu gosto e estilo? É para pensar!
Outro estilo que pode tentar ''definir'' (vamos usar esta palavra já que as pessoas adoram padronizar e estereotipar as coisas) os anos 2000 é o básico, aquele mais descolado e despojado: jeans, camiseta e tênis já são peças ideais para montar um look estiloso, isto sem contar o conforto. Acho que a moda dos anos 2000 seria mesmo uma mistura de épocas e tendências combinadas com o básico e versátil.
Enfim... Do que é que você gosta? Fique por dentro do seu tipo de corpo e faça o seu estilo! Esqueça padrões, eles não vão fazer de você uma pessoa melhor. Construa sua identidade visual conforme o que você é de verdade! É sua apresentação, então nada melhor do que ser você mesma, não é? Cada um tem sua beleza, seus pontos especiais e também seus defeitos, que, se você os considerar inaceitáveis, poderá até consertá-los!
Aprenda a valorizar o que você tem de melhor! Não é porque algumas mulheres estão por aí desfilando com seus corpos esculturais e idealizados, que você precisa disso também. Essas mulheres também sofrem, muitas vezes, o que importa para muitas pessoas é somente a embalagem e isso é muito triste. Nós sabemos muito bem que o machismo ainda reina em vários lugares e, infelizmente, até mesmo na hora de contratar uma mulher, existem pessoas que contratam só pela “embalagem” para depois usar isso como um troféu. Então, precisamos pensar no que queremos para nós. Você pode muito bem ser atraente aos olhos das pessoas e, mesmo assim, passar profissionalismo e mostrar que tem toda a capacidade para ocupar determinado cargo em alguma empresa.
Para quem não viu, o texto anterior também tratou de moda e tipo de corpo, clique aqui e confira!
Fotos: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário