Antes de qualquer outro assunto pensei em falar sobre felicidade pelo corpo. Quando entramos neste assunto, algumas perguntas começam a surgir como: você é satisfeita com o seu corpo de hoje? Há algo que gostaria de mudar? Tem o sonho de ficar com aquele corpo impecável que podemos ver espalhados e produzidos em capas de revistas, programas de TV, campanhas de moda? Você teria coragem de se tornar escrava de alguma dieta da moda, academia ou, até mesmo, o famoso jejum?
Quando falamos de felicidade pelo corpo muitas situações são levadas em conta como qualidade de vida, saúde, beleza, bem-estar, autoestima. Mas existem vários casos que mostram que a busca pela felicidade no corpo nem sempre é saudável e recomendada. Algumas pessoas acabam se preocupando primeiro com a embalagem do que com a própria saúde. Exercícios em excesso, dietas extremas, e até mesmo, plásticas além da conta, podem ser muito prejudiciais.
E aí surgem mais perguntas: será que essas pessoas estão mais preocupadas com elas mesmas ou em agradar olhares alheios? São realmente felizes assim? Será que esse tipo de comportamento pode acarretar problemas psicológicos. Anteriormente, fiz uma matéria justamente sobre essas questões. Clique aqui e confira!
Nesta matéria, o psicoterapeuta especialista em saúde mental, Cláudio Américo Sproesser, explica que toda transformação ocorre de baixo para cima e não de cima para baixo. " Uma transformação psicológica desenvolve de dentro para fora. Então, se o indivíduo busca de fora para dentro, ele está apresentando algum transtorno de ordem psicológica".
O psicoterapeuta afirma que este transtorno pode ser até de ordem psicopatológica, que demonstra uma megalomania de mostrar algo que realmente ele não é. “Qual a razão? Porque o melhor da defesa é o ataque, então ele mostrando uma situação de inibição ou da qual ele pode ter sido coagido, ele quer mostrar no seu corpo a importância que ele é, quando na realidade, no seu estado psíquico, é exatamente o oposto”.
Cláudio lembra que para se atingir a felicidade é preciso estar bem consigo mesmo antes de qualquer coisa. “A beleza do ser humano está na sua autenticidade".
Bom, onde quero chegar com tudo isso? É possível ser você mesmo sendo bonito e estando na moda! Antes de buscar algo padronizado e estereotipado, que tal parar e pensar se isso vai mesmo te fazer bem, tanto para você como para sua saúde? Muitas vezes, como disse na primeira postagem, as tendências de moda podem não se encaixar com você, seu tipo de corpo, seu espírito e sua personalidade. Buscar se conhecer pode ser um ótimo começo.
O que você gosta de fazer? Com que pessoas você gosta de estar? Em que lugares você gosta de ir? O que é felicidade para você? O que faz o seu estilo? Para construir sua imagem pessoal, um conjunto de combinações são levados em conta. Seu tipo de corpo, cor da pele, estilo do cabelo, e, claro, seus gostos!
E por que você não pode ser linda se não estiver nos moldes que todos consideram bonitos e ideais? Por que seguir esta produção em série se você pode ser simplesmente você mesma? Afinal, todos temos defeitos e qualidades, você só precisa usar truques a seu favor com originalidade e autenticidade!
Vamos começar pelos tipos de corpo:
![Reprodução/Manequim Reprodução/Manequim](http://www.bonde.com.br/img/bondenews/2013/07/img_1_34_917.jpg)
Retângulo
As mulheres com esse tipo físico, são mulheres cujos ombros, cintura e os quadris estão na mesma medida, portanto, elas precisam necessariamente criar uma cintura.
O que ajuda?
- Casacos e jaquetas com pences, que deixam a roupa mais fina na cintura
- Calças sem pregas, para não causar mais volume na cintura
- Calças com cortes retos e afunilados, ou até com a boca um pouco mais larga
- Cinto ou Faixas sobre a roupa (as faixas e gravatas estão em alta). Dê preferência para cores escuras, já que estas emagrecem. Porém, se tiver um pouco de barriga, prefira não usa-los
- Blazer: procure aqueles com cintos no mesmo tecido, ou também, aqueles que tenham pences, de modo a ficarem acinturados
- Use cintos da mesma cor da calça, em tom escuro, já que isso dá uma impressão visual de que a cintura diminuiu
- Procure chamar a atenção para o colo, desviando a atenção da cintura. Use e abuse de decotes, brincos, colares. Os melhores decotes são os em formato "V", "U" ou canoa
- Uma boa sugestão para quem gosta de saias, são as evasês (que estão na moda), ou saias curtas (que virão forte nessa estação)
- Para quem gosta, o corselete também é ótimo, já que ele ajuda a esculpir curvas, afinando a cintura
O que evitar?
- Camisas ou blazers de corte quadrado e largo
- Gola alta, já que faz o colo ficar totalmente coberto, deixando a silhueta ainda mais pesada
- Jaquetas curtas
- Vestido de corte reto
- Saia justa e afunilada
![](http://vitrine-virtual.com/wp-content/uploads/2012/12/romantico-estilos-universai.jpg)
Oval/Redondo
Caracteriza-se por quadril e ombro mais largos, com pouca ou nenhuma cintura. É mais difícil disfarçar este tipo físico com roupas fazendo que demonstrem forma de "ampulheta". Podemos então, explorar as pernas, chamar a atenção para o torso através de decotes, tentar estender os ombros e ainda tentar diminuir os quadris.
O que ajuda?
- Abusar de tudo que chama a atenção para o colo e o pescoço, como decotes, brincos, colares
- Blazers, camisas ou tricôs que ultrapassem a linha da cintura. Nada pode parar na altura da barriga ou no meio do quadril, pois criam uma ilusão de que o quadril é ainda maior, e não menor como é o nosso objetivo
- Calça e saias sem pregas, para não criar volume em lugar indesejado
- Calça de cintura no lugar, com corte reto, de preferência, a barra tocando o peito do pé (para dar a ilusão de alongar a pessoa)
- Decotes em "V" e em "U"
O que evitar?
- Tudo o que chama a atenção para a cintura: camisetas curtas que mostram a barriga, calça com cintura baixa e calças ou saias com pregas
- Cinto ou faixas por cima da roupa, tanto claro, como escuro
- Gola alta
- Calça muito justa ou tipo legging, que deixa a perna muito estreita e realça a barriga
- Roupas claras e com brilho
- Listras horizontais
- Colar tipo coleira ou com muitas voltas
- Tecidos volumosos
- Blusa por dentro da calça
- Pregas, babados e drapeados
- Vestido com recorte abaixo do busto
![](http://carolinafaggion.files.wordpress.com/2009/09/relaxed1.jpg)
Triângulo Invertido
Caracteriza-se por ombros largos e quadris estreitos. A mulher com o corpo em formato de triângulo invertido precisa usar peças que equilibrem o tamanho do quadril com o ombro, chegando a uma medida mais proporcional.
O que ajuda?
- Frente única ou vestido de cava americana, ajuda a diminuir os ombros, criando uma ilusão de um quadril maior
- Calças de cintura baixa, mas não justas
- Saias evasê, rodadas ou retas
- Cores escuras na parte de cima
- Regatas de alça fina
- Blusas modelo cachê-coeur
- Calças com volume, por meio de pregas ou tipo pantalona
O que evitar?
- Calça muito sequinha, sem nenhum volume, prega ou pence
- Calça jeans muito sequinha, prefira as de número maior que o seu, apertada por cinto, já - que isso cria volume no quadril
- Ombreiras
- Blusas de tecido volumoso com muitos detalhes na altura do busto, ou de linhas horizontais
- Saias e vestidos justos e afunilados
- Blusas de decote canoa, e tomara que caia
![](http://www.cliquetando.com.br/wp-content/uploads/2013/07/jeans-rock-n-roll.jpg)
Triângulo
Nesse caso os ombros são estreitos e quadris largos. Para a mulher com o tipo físico do triângulo, o truque é fazer com que os ombros se estendam horizontalmente, chegando até a medida do quadril, ou diminuir visualmente o quadril. Este é um tipo físico bastante comum entre as brasileiras.
O que ajuda?
- Camisas ou tricôs com a cava mais caída, devem ultrapassar a linha do ombro, produzindo um efeito de alongamento
- Calças ou saias de cores escuras, já que a cor escura emagrece; (não muito justas)
- Decote de ombro a ombro, ou seja, deixando os ombros de fora. Isso aumenta visivelmente os ombros
- Tomara que caia é ótimo, para as que estão em forma;
- Mangas com volume
- Blusas e camisetas coloridas
- Saias e vestidos evasê
- Camiseta com manga (sempre)
Dica: A altura de blazers, camisas, ou twin-set, deve ser sempre acima ou abaixo da parte mais larga do seu quadril, nunca deve cair sobre ele, isso forma uma linha horizontal, que aumenta ainda mais o quadril.
O que evitar?
- Calça ou saia de pregas, calça de cintura baixa, que aumenta o quadril, e calça corsário, que diminui a perna e salienta o quadril anda mais. Calça muito justa também realça muito o quadril, dando a impressão de aumentá-lo
- Calça cigarette ou stretch
- Frente única ou cava americana, que diminuem ainda mais os ombros
- Calça ou saia bufante, que também aumentam o quadril
- Regatas de alças muito finas
- Detalhes na altura dos quadris, como: bolsas, bordados, babados, e etc.
- Minissaia curtíssima
- Cintos largos ou muito fininhos jogados nos quadris
- Parte de cima cor escura, sendo a parte de baixo de cor clara
![](http://www.isabellafiorentino.com.br/wp-content/uploads/2013/01/isabella_fiorentino_moda_street_style_looks_verao-01.jpg)
Ampulheta
Esse é o tipo físico que toda mulher gostaria de ter. É o que chamamos de corpo violão. Se a mulher for do tipo físico da "ampulheta" e for magrinha, melhor ainda, pois pode usar tudo! Mas se não for magrinha, é necessário, diminuir visualmente os quadris e seios.
O que ajuda?
- Tops, regatas, frente únicas, calças com prega ou sem prega, detalhes em qualquer parte do corpo
- Se não tiver um busto grande, pode usar gola alta
- Caças de corte reto e cintura baixa
- Saias fluidas evasê, ou justa
Dica: Se a pessoa for do tipo físico "ampulheta", mas estiver cheinha, é necessário atenção! Não esqueça que a pessoa tem cintura, logo, aproveite para explorá-la. (Veja as dicas para o tipo físico do retângulo)
O que evitar?
- Roupas retas e sem pence, que vão transformar a pessoa num triangulo
- Vestidos em forma de trapézio, ficam soltos no corpo e dão a sensação de criar volume na cintura e mais ainda no quadril
- Camisas ou blazers de ombros muito largos, pois vai deixar a pessoa com a forma do triângulo invertido
- Gola alta, no caso das que tem muito busto, pois dá a ilusão de estarem acima do peso. (Com informações da Oficina da Moda Online)
Mas por favor, essas são apenas dicas e truques que podem ajudá-la! Seguir ou não fica a seu critério! O importante SEMPRE é sentir-se bem em qualquer situação!
Se você não estiver se sentindo a vontade com o corpo que você tem, com quem você é, a dica é procurar uma atividade que você goste. Eu, por exemplo, não suporto o clima de academia, aquela rotina de ter que ir todo dia e ainda ficar pelo menos uma hora por lá para conseguir fazer tudo, isso se não tiver lotada!
Nesta situação, procure aulas de danças, corridas ou então outras aulas para que você possa se distrair enquanto perde uns quilinhos! Mas se você gosta de academia, fica tudo muito mais fácil pois são bem mais fáceis de encontrar.
Praticar exercícios é essencial, mas lembre-se sempre de pensar em sua saúde e se seu corpo vai se adaptar ao ritmo do que você for optar para fazer! Com consciência, boa alimentação, bom senso e com os sapatos certos podemos conquistar o mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário