quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Quanto pesa sua bolsa? Entenda e aprenda a organizá-la!

Com tantos modelos de bolsas disponíveis, muitas mulheres acabam esquecendo do essencial: a saúde da coluna. Quando a mulher carrega uma bolsa, seja no ombro ou no braço, ela altera toda sua biomecânica postural. Segundo a fisioterapeuta Juliana Kopko Catarin do Studio Corpo Pilates em Londrina, o uso incorreto das bolsas pode ser muito prejudicial à saúde.

"Infelizmente existe a preferência por um lado só do corpo, o que favorece a adoção de uma postura escoliótica, além de fortes tensões musculares, tendinites e, em caso extremo, até uma hérnia de disco. A maioria das mulheres também se queixam de fortes dores na região dos ombros e do pescoço, e em alguns casos o formigamento no braço", afirma a especialista.

A moda da maxibolsa acaba atrapalhando ainda mais as mulheres. Por mais linda que a moda seja, carregar a casa inteira dentro dela faz muito mal. Segundo a especialista, o correto seria dar preferência para bolsas menores carregando somente o necessário e sempre lembrando de alternar o lado.

"O peso da bolsa não deve ultrapassar 5% do peso da pessoa e mesmo assim já é um exagero. Uma mulher com 60 kg pode carregar uma bolsa com no máximo 3 kg, por exemplo. Devemos lembrar que esse peso todo está somente em um lado da pessoa. Imagine carregar meio saco de arroz de um lado só do corpo o dia todo? Isso traz consequências perigosas para a postura. Quando se altera a postura da coluna, consequentemente, todo o corpo muda também. Não se assuste se encontrar entorses de tornozelos por causa de má postura", alerta a fisioterapeuta.

Além do peso que as mulheres carregam diariamente, há toda uma combinação de fatores que fazem com que a dor na coluna aumente mais como o trabalho, a postura ao usar o computador e a rotina doméstica. Por isso, cuidar da saúde do corpo é mais do que essencial para qualquer pessoa.

Foto: Reprodução
"A dor ocorre e se agrava devido a fraqueza muscular da mulher. Engana-se quem pensa que tensão muscular é sinônimo de força, muito pelo contrário, precisamos trabalhar o distensionamento muscular, alongamento e, principalmente, fortalecimento. Neste sentido, acho o trabalho do Pilates muito completo, pois é possível reequilibrar a musculatura com muito alongamento, fortalecimento e o reconhecimento do próprio corpo", ensina.

Nos casos de muita dor, de acordo com Juliana, a acupuntura também é uma ótima aliada, mas sem deixar de fortalecer a musculatura com os exercícios e cuidados ideais e sempre ficar atenta com a quantidade de coisas dentro da bolsa.

Aprenda a organizar a bolsa

As mulheres gostam de se prevenir, por isso muitas delas carregam uma nécessaire com absorventes, remédios, um creminho para as mãos, escova de dente, escova de cabelo, curativos, batom, protetor solar, lápis de olho, blush, pó compacto, algum produto para o cabelo, e, claro, um espelho para poder examinar se tudo está sendo aplicado corretamente. Isto tudo sem contar o celular, a agenda, canetas, papéis, óculos de sol, guarda-chuva, e tantas outras coisas.

A primeira dica para diminuir o peso da bolsa é optar por produtinhos em miniatura, que ocupam menos espaço. Afinal, há coisas que são mesmo necessárias em casos de emergência. Outra dica é manter a bolsa sempre organizada. Para começar, faça uma limpeza no acessório: jogue os papéis de bala, panfletos, papéis amassados e coisas quebradas. Em seguida, veja se tudo o que você carrega tem mesmo uma necessidade fora do comum. Por fim, vá colocando somente as coisas que você selecionou, dispondo-as de maneira que possam ser facilmente encontradas.

Quando for comprar uma bolsa, sempre fique de olho no conforto que ela oferece. Sinta se realmente é gostosa de carregar e de usar nos ombros. Outra coisa legal de se perceber é se a bolsa tem por dentro vários lugares para organizar as coisas. Lembrando que agora você carrega menos coisas! Estando sempre atenta a estes cuidados, é possível continuar com bolsas lindas e estar de bem com a coluna.

Matéria por Fernanda Circhia publicada originalmente aqui

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe