segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Você gosta de ser mulher?

Em meio de tantos acontecimentos e situações especificamente femininas, você já chegou a se perguntar se gosta de ser mulher? Resolvi fazer um post sobre isso depois de ler uma matéria muito interessante no site Personare (que eu amo muito!). A matéria trata justamente de questões tipicamente femininas que não são tão fáceis assim de lidar diariamente.

Menstruação, hormônios e emoções são questões que afetam muitas mulheres sem dúvida alguma. Sem contar, que as mulheres desde seus 11 anos, aproximadamente, já começam a ter que aprender lidar com essas situações combinadas com cólicas horríveis, dores em outras partes do corpo, pensamentos, dúvidas, mudanças de humor, e, com isso, vem também a incompreensão de outras mulheres e de homens também.

Então vem a pergunta novamente: Você gosta de ser mulher? Quais são os prazeres que envolvem ser mulher?




Afinal, a mulher de hoje trabalha fora mas quando chega em casa tem que limpar, lavar, passar, arrumar, cozinhar do mesmo jeito. Não que todas sejam assim, mas vamos combinar que a maioria se enquadra nisso. Isso sem deixar de lado outros pontos como a violência, desigualdade, desrespeito, serem vistas como objetos, em alguns casos, que ainda existem e fazem parte da vida de muitas mulheres.

Também tem a triste questão do padrão de beleza! Ôôô coisinha que afeta a mulherada! Não é nada fácil para muitas mulheres olharem mulherões da mídia todas desenhadas, corpo violão, pele perfeita e cabelo impecável. Mas aí é que está! Muitas mulheres se esquecem da existência de photoshop ou que essas mulheres "perfeitas" têm pessoas ajudando elas no dia a dia, coisa que a maioria das mulheres "comuns" não têm, infelizmente.

Muitas mulheres também esquecem, que pode ser que essas mulheres vistas como "símbolos perfeitos de beleza", possam também ter preocupações, indagações e pensamentos confusos sobre ser quem elas são. Entendem onde estou querendo chegar? Pode ser que muitas dessas mulheres não gostariam de serem conhecidas e adoradas pelos corpos que elas têm. Calma, é claro que tem várias mulheres que buscam exatamente isso: serem conhecidas pelos seus belos corpos, mas não podemos generalizar. Pode ser que não existiu outra oportunidade, ou pode ser que elas não vivem só assim.

E por mais que pareça simples pensar: fuja dos padrões, seja você mesma, seja autêntica... não é tão fácil colocar esses pensamentos. Isso eu digo por mim! Quando eu era mais nova, era bem magra, conforme o tempo foi passando, os números de manequim foram aumentando também. Além disso, meu cabelo natural é cacheado, mas desde muito cedo já fazia alisamento. Sempre que tinha oportunidade ia tomar sol também, pois sou muito branca.

Enfim, desde muito cedo sempre busquei ser alguém que eu não era, mas depois de um tempo quando comecei a entrar em contato com livros e estudos relacionados às questões de gênero, comecei mudar muitas coisas dentro da minha cabeça. Mas confesso que mesmo tentando me aceitar, assumindo meu lado natural e verdadeiro de ser, muitas vezes, fiquei muito desesperada em não fazer parte do padrão de beleza. Mas isso passa, sempre passa. Afinal, o mais importante é a gente estar bem com a gente mesmo, não é?
Pode até ser, mas é difícil gente... Vejo isso como uma luta constante que devemos manter a força e continuar enfrentando e vendo o lado positivo de tudo isso! (Por favor, não vamos ser hipócritas e falar: aaahh mas eu me aceito, sempre me aceitei como eu sou. Não tenho nada a ver com os padrões mas nunca tive problema algum com isso! Se você sempre foi assim, pode começar dar umas palestrar por aí porque é raro! kkkkkkk Vai, confessa! Pelo menos alguma questãozinha já passou pela sua cabeça!)

Ah! Também tem aquelas frases: "Queria tanto ser homem para poder fazer xixi em qualquer lugar, deve ser tão mais fácil" ou então: "Queria ser homem que não engravida, não tem cólica menstrual, não engravida...", e por aí vai, não é? FILHA, ESQUECE ISSO! OK? hahahaahh

Mas agora vamos pensar juntas e ver o lado positivo das coisas! Bom, primeiramente, sabemos que as mulheres já lutam por seus direitos desde muito cedo. Lá na Grécia Antiga a mulher era equivalente ao escravo. Ainda na antiguidade, a mulher não podia nem usar transporte, era obrigada a andar sempre a pé. Fazia trabalhos manuais, não tinha direitos sobre nada.

Depois de um tempo, quando as coisas começam mudar um pouco, quando o marido falecia, a mulher tinha direito de cuidar das posses, mas somente enquanto não tivesse relações sexuais com outro homem. Sem contar que enquanto as mulheres eram responsáveis por educar os filhos, seus maridos, em algumas épocas e lugares, iam se divertir com outros homens.

Porque isto que era visto como correto! (E não deixa de ser, mas o assunto é outro no momento hehehe) Ou seja, a mulher era usada para a reprodução! E mesmo assim, não é lindo poder dar a vida a alguém que você mesma carregou em seu ventre?

Enfim, até que chegasse o momento da mulher conseguir estudar, votar, participar da política, da economia e de outras questões do país em que ela vive, demorou muito. E até hoje, infelizmente, convivemos com resquícios das lutas que as mulheres participaram que muitas ainda não foram concluídas. Ainda existe diferenças salariais, a mulher ainda tem que cuidar da casa mesmo trabalhando fora, porém, muitas também se tornaram chefes de família, conseguiram, conseguem e estão conseguindo entrar em cargos antes vistos como masculinos, no entanto, sendo femininas! Isso que é o mais importante!

Hoje as mulheres podem ser bem femininas no mercado de trabalho em cargos masculinizados. Em alguns tipos de trabalho, as mulheres tinham que se vestir com calça, camisa, terno e sapato, porque senão, elas não tinham credibilidade no trabalho! Mas agora, a mulher pode sim ser mulher, usar seus acessórios preferidos, ousar mais no visual, sem perder a credibilidade! (Claro que sempre usando o bom senso)!

Resumindo: é lindo ser mulher! É lindo ver quantas mulheres lutaram durante séculos para terem seus direitos atendidos, ou parte deles! É lindo ver quantas mulheres conseguiram dar um tapa na cara da sociedade e mostrar que a mulher pode sim tomar conta de tudo e ainda estar bem arrumada! É lindo ver quantas mulheres fizeram tudo que podiam para que as próximas gerações de mulheres não sofressem tanto quanto elas! É simplesmente maravilhoso olhar para toda a história da mulher com tantas mulheres espetaculares que fizeram a diferença e dizer: Somos mulheres com muito orgulho e vamos continuar lutando para que nossos direitos continuem sendo atendidos!

Vamos encerrar com a frase de Simone de Beauvoir, que na minha opinião, foi uma das mais importantes mulheres do mundo! "Não se nasce mulher, torna-se"! Nossa querida escritora feminista! Autora do livro "O Segundo Sexo" - que marcou a terceira onda do feminismo e veio com as perguntas: o que é ser mulher? Como os homens enxergam a mulher? Como a mulher se enxerga? -, filósofa e "namorida-relacionamento aberto" de Sartre ahahahah tipo isso! Simone não passou por injustiças e dificuldades por ser mulher, ela estudou, se formou, decidiu seu próprio destino e manteve sua relação com Sartre de uma maneira não convencional para a época.

O próximo post vai tratar da questão das mulheres na publicidade brasileira. O que as mulheres querem? Qual é a mídia que as mulheres querem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe