terça-feira, 8 de julho de 2014

Homem lança bonecas negras na Nigéria com o objetivo de combater o preconceito; inspire-se!

Já imaginaram que outra linha de bonecas poderia vender mais do que a famosa Barbie? Pois é... Um empresário na Nigéria teve a brilhante ideia de abrir uma empresa de bonecas negras. Taofik Okoya era diretor executivo da empresa de seu pai, e num certo dia ele queria comprar uma boneca para sua sobrinha.

No entanto, o empresário percebeu que todas as bonecas eram brancas e caras. Por conta disso, ele começou a refletir sobre o valor que isso poderia ter para o futuro de meninas, que como sua sobrinha, são as futuras mulheres que podem fazer coisas extraordinárias pela África.

O objetivo do empresário é poder mudar a realidade de milhares de crianças com brinquedos próximos de sua realidade. Assim, ele criou o projeto "Queens of Africa" (Rainha da África), que é uma linha de bonecas negras, inspiradas em grandes mulheres da história africana, vestidas com trajes relacionados com a cultura do continente.

Okoya sempre se mostrou preocupado com o comportamento de sua filha, por exemplo, que tinha imensas bonecas brancas e cujas personagens preferidas eram todas brancas, ao ponto de ela se imaginar branca também.

Um dia a criança perguntou ao pai como ela era, ao que Okoya prontamente respondeu “negra”. Como seria de esperar, a menina disse que preferia ser branca. Desde então, ele vem tentando mostrar que existem vários tipos de culturas e pessoas, e que elas não são iguais, e que isso é maravilhoso.




Okoya entendeu que a melhor forma de acessar a mente das crianças é através da brincadeira, e que as meninas se desenvolvem mais rápido que os meninos e são mais propensas a viver o que veem.

Além disso, Okoya conta que na Nigéria existe uma preferência por meninos em relação às meninas, o que culmina em investir mais neles do que nelas, por isso seu foco, neste momento, são as meninas.

Com a maior população de crianças negras no mundo, as bonecas de Okoya atualmente são mais vendidas que as Barbie, na Nigéria, o que mostra um grande avanço cultural, pois muitas famílias tinham resistência a comprar bonecas, por considerá-lo um brinquedo elitista.

A ajudar a quebrar essa ideia, estão os preços praticados por Okoya, bastante diversificados, com bonecas a partir de 5 dólares, bem diferente dos altos valores da Mattel, fabricante da Barbie.

O empresário fica muito feliz quando ouve comentários de crianças, dizendo: “Eu gosto dessa boneca. Ela é negra, como eu”. Esse é o primeiro passo para empoderar as futuras mulheres e conscientizá-las sobre a beleza de sua cor.

Não é lindo, gente? Eu simplesmente me apaixonei por essas bonecas! Estilosas, incríveis, maravilhosas, lindas, reais!

Vejam mais fotos!












Fonte: Hypeness
Fotos: REUTERS/Akintunde Akinleye e Facebook


Lindaaaas, eu quero! *.*

2 comentários:

  1. Adorei, as bonecas são lindas!!! A ideia dele foi incrível....

    www.makeupmetall.blogspot.com

    ResponderExcluir

Compartilhe